domingo, 15 de maio de 2011

Resenha do filme ''Quase Deuses''

Por Egline Gleice
Vencedor de três prêmios Emmy incluindo melhor filme para TV, o filme Quase Deuses fundamentado em fatos reais, aponta a sociedade preconceituosa com enfoque total a discriminação racial daquela época.
Quase Deuses conta a historia critica (passada nos EUA durante o século XX, mais precisamente em 1930) e emocionante de Vivien Thomas, um homem negro descriminado pela sociedade branca que possui imensa vontade de estudar na Universidade Estadual Tennessee para ser médico, e também do Dr. Alfred Blalock, um homem branco, bem sucedido no campo da medicina que trabalha com pesquisas, tendo cobaias os cachorros, para que através das experiências com os caninos, possa curar anomalias e problemas cardíacos encontrados nos animais e ,também, nos seres humanos.
Esses dois homens de classes sociais completamente diferentes desafiaram as regras da sua época para iniciar uma revolução na medicina e, principalmente, no meio social, a fim de mostrar que a medicina poderia evoluir mesmo através da precariedade tecnológica e cultural (referente ao racismo) daquela época, e principalmente romperam com as normas sociais, pois o branco tem a mesma capacidade de um negro para fazer novas descobertas em qualquer campo científico.

Um comentário:

  1. Essa escritora vem ganhando bastante espaço em meu blog, nao apenas por sua sensibilidade, mas tambem por seu olhar intensamente critico para todos os campos da sociadade.

    ResponderExcluir